Estação Pinheiros do metrô de São Paulo começa a funcionar

Fonte: Folha.com

A estação Pinheiros, da linha 4-amarela do metrô de São Paulo, entrou em operação às 4h40 desta segunda-feira. A estação fica localizada na marginal Pinheiros e faz integração com a linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Ela fica na rua Capri, zona oeste da cidade.

A conclusão das obras de instalação da passarela sobre a marginal Pinheiros que vai ligar as duas linhas está prevista para este semestre. O horário de funcionamento de toda a linha 4 do metrô é das 4h40 às 15h.

A passarela que vai permitir a interligação entre o metrô e a linha 9-esmeralda da CPTM ainda não será inaugurada hoje. A previsão é que a obra só fique pronta no mês que vem, o que deve triplicar o número de usuários da linha 4-amarela -passará para 240 mil pessoas por dia. A estação não contará com bicicletário e integração com o terminal de ônibus local, ainda em obras.

A partir da integração com a linha 9-esmeralda da CPTM, o funcionamento passará a ser das 4h40 à meia-noite, promete a companhia.

A linha 4, a primeira em São Paulo operada pela iniciativa privada (pelo grupo ViaQuatro), acumula atrasos. Ela, que consta dos planos do Metrô há quatro décadas, foi prometida nos anos 90.

Foi durante a construção da estação Pinheiros que houve o desabamento do canteiro de obras, provocando a morte de sete pessoas em janeiro de 2007 e abrindo uma cratera no local.

O contrato das obras foi firmado só no último mandato de Alckmin, para ser concluída até 2008. Em seguida, sua primeira fase foi empurrada para 2009 e 2010.

Quando for entregue, terá 12,8 km e seis estações. A segunda fase, prometida agora para até 2014, prevê mais cinco pontos de parada.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s