Chegada de metrô valoriza imóveis próximos, diz Secovi-SP

Fonte: Info Money 17 de maio de 2011 • 18h58
Por: Gladys Ferraz Magalhães

 
SÃO PAULO – Após moradores do bairro paulistano de classe média alta, Higienópolis, se mobilizarem contra a construção de uma estação do metrô nas redondezas, muita gente tem se feito a pergunta: será que um metrô pode desvalorizar imóveis de alto padrão?

De acordo com o diretor de comercialização e marketing do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), Luiz Fernando Gambi, a resposta para tal questão é negativa, sendo que, independentemente da localização, metrô é sempre sinônimo de valorização.

“Em termos gerais, a chegada do metrô é benéfica, a estação valoriza o entorno. Pontualmente, pode trazer problemas, como incomodar alguns vizinhos”, diz Gambi.

Valorização
O diretor do Secovi-SP não soube precisar qual o percentual de valorização que a construção de um metrô pode dar a um imóvel. Contudo, um estudo realizado em 2010 pela Companhia do Metropolitano de São Paulo aponta que a valorização dos imóveis do entorno da linha 4 – amarela é de até 30%.

Além do metrô, explica Gambi, outros fatores que contribuem para a valorização imobiliária são a construção de avenidas e a proximidade de shoppings e áreas verdes, como parques. Por outro lado, a formação de favelas causa desvalorização nos imóveis próximos.

Fique de olho
Ainda sobre a construção de estações de metrôs ou outros empreendimentos que exijam desapropriação, o especialista orienta que as pessoas sempre se informem sobre esta possibilidade antes de comprar um imóvel, perguntando ao corretor, à imobiliária ou mesmo na prefeitura da cidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s