Edifício Montreal – uma obra de Oscar Niemeyer

Fonte SPa São Paulo Antiga
Por Douglas Nascimento em 21/02/2013 13:14
Um gigante de concreto nas confluências da Avenida Cásper Líbero e Ipiranga. Esta é uma definição bastante simplória para aquela que é uma das grandes obras do arquiteto Oscar Niemeyer na Cidade de São Paulo.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo AntigaO nosso ilustre arquiteto, falecido em 2012, projetou este edifício em 1951 e que, por sua importância e grandiosidade, seria inaugurado em 1954 tornando-se parte das celebrações do IV Centenário da Cidade de São Paulo. A obra foi elaborada no escritório paulistano de Oscar Niemeyer, que era dirigido pelo arquiteto e historiador Carlos Lemos.

O Edifício Montreal ocupa uma área construída de 41.600 m², e possui uma arquitetura bastante peculiar devido ao formato do terreno do prédio que não é amplo e fica em uma esquina. A obra soube aproveitar o máximo do terreno com muita maestria.

O anúncio abaixo, divulgado nos principais jornais paulistanos em 1953, apresenta o edifício a seus potenciais compradores. A entrada partia de Cr$25.000,00 com unidades à venda a partir de Cr$280.000,00.

Companhia Nacional de Investimentos

A rapidez na aprovação do projeto e a execução da obra com os mínimos detalhes sendo acompanhados de perto por Niemeyer, deve-se a importância da construção deste empreendimento na época, para a cidade. Era um período de grande transformação urbanística e de desenvolvimento para a capital paulista, que se firmava cada vez mais como uma das grandes metrópoles mundiais.

Muitas das peças publicitárias veiculadas nos jornais da época, mostravam a figura do arquiteto ao lado do Prefeito Prestes Maia, em uma tentativa de vincular a modernidade de Niemeyer ao prefeito, algo que hoje não seria permitido pelas leis atuais.

O edifício era bastante inovador em uma série de fatores, e logo mostrou-se um tanto quanto incompatível com o código de obras municipal, o Código Arthur Saboya, já desatualizado, e que não previa em sua documentação novidades para a época como os dutos de ventilação para banheiros, ao invés de ventilação natural no perímetro das fachadas. Foram entraves burocráticos que por alguns momentos atrasaram o andamento das obras.

Postal da década de 50, com o Edifício Montreal em destaque.

Postal da década de 50, com o Edifício Montreal em destaque.

Uma vez inaugurado, o Montreal logo tornou-se uma das obras de grande orgulho de São Paulo, tornando-se rapidamente como uma das referências à pujança econômica da cidade e também apresentando a capital paulista como uma cidade de vanguarda arquitetônica no cenário mundial. Além de contar com os traços do arquiteto, o prédio ainda conta em seu interior um painel de Di Cavalcanti.

É importante lembrar que o Edifício Montreal foi inaugurado antes de outras obras famosas de Niemeyer pela cidade, como os edifícios Copan, Triângulo e Califórnia seria inaugurados nos anos seguintes.

Com o passar dos anos e com a degradação do centro da Cidade de São Paulo, o edifício passou a enfrentar dificuldades e hoje mesmo sendo um dos ícones arquitetônicos da capital paulista e do Brasil não encontra-se em bom estado de conservação, sendo fácil de observar por toda sua fachada a necessidade urgente de um processo de restauração.

Veja mais fotos do Edifício Montreal (clique na foto para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Ficha Técnica: Edifício Montreal Arquiteto: Oscar Niemeyer Início da construção: 1951 Inauguração: 1954 Incorporadora: Companhia Nacional de Investimentos / Banco Nacional Imobiliário Área construída: 41.600 m² Andares: 22 Localização: Avenida Ipiranga esquina com Avenida Cásper Líbero

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s