O ‘Treme-Treme’ da rua Paim.

Esse condomínio, conhecido como Treme-Treme, é um conjunto de prédios na Rua Paim, na Bela Vista/Bexiga, próximo à Praça 14 Bis (que não e aquela da Zona Norte perto do Campo de Marte).

O condomínio , projetado por Aron Kogan, é composto por três blocos cujos nomes foram dados em homenagem as máquinas desenvolvidas por Santos Dumont :

  • Demoiselle
  • 14 Bis
  • Caravelle

Kogan projetou outros edifícios: Racy , São Vito e o Mirante do Vale.

Para quem não sabe, vivem nesse três prédios quase dois mil moradores,  são 27 andares e 499 apartamentos. Todos compartilham o número 235 da rua Paim, na Bela Vista (centro).

O prédio modernista dos anos 1950, ficou conhecido como “treme-treme”  e há duas explicações para o apelido:

  • A estrutura côncavo/convexo se abala com o vento
  • E algumas figuras marginais faziam “tremer” o local.

Veja o que encontrei no blog Prensada! :

Em um dos andares os moradores penduravam linguiças e carne-seca em varais pela extensão do corredor. Quando saímos do elevador, demos de cara com as carnes penduradas….ahahahaha. … Na virada do ano, além da comemoração tradicional, os moradores jogavam as garrafas de champanhe pelas janelas e davam tiros de revolver pro ar. Uma alegria além da imaginação.

A Rua Paim

Luis Soares, 23, trocou o Brooklin, na zona sul, pela Paim para ficar mais perto da loja em que é gerente. Ele alugou há um ano um apartamento e pretende comprar uma unidade em um dos edifícios da rua.

Eu tinha um pouco de medo de andar aqui quando me mudei, mas a rua está bastante tranquila.

A rua Paim foi a campeã em lançamentos em São Paulo nos últimos anos, conforme com apenas 500 metros de extensão, a Paim começa na rua Frei Caneca e desemboca na avenida Nove de Julho, ou vice-versa, ligando vias com fácil acesso para outras regiões da cidade.

A localização estratégica e a infraestrutura do entorno estão embalando a procura por imóveis na área. Nos últimos sete anos, sete residenciais foram lançados na rua e os reflexos desta transformação estão sendo observados agora.

Os apartamentos, em geral, são de um e dois dormitórios com até 70 m² com lazer completo, como piscina e área gourmet, e oferecem serviços como lavanderia e pet center.

Os novos moradores atendem ao perfil compacto dos imóveis: geralmente sao meniscos, jovens, solteiros, que procuram um endereço mais próximo do trabalho bem como o publico GLSBT próprio da região.

No entanto, 70% dos compradores são investidores.

Tal procura fez com que as áreas passíveis de construção fossem quase totalmente compradas. O pouco que restou não tem área suficiente para incorporação.

A chegada dos novos moradores (com a substituição dos velhos prédios e cortiços por projetos de grande porte) mudaram a configuração da via e amenizaram um problema histórico da Paim. Antes marginalizada, a rua está recebendo mais policiamento e movimentação diária.

Para Marcos de Souza, gerente de um restaurante na Paim, a movimentação em torno dos novos prédios atenuou a sensação de insegurança.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s